EDUCAÇÃO INFANTIL
O professor que atua na educação
infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no
dia a dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no
convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais
fases escolares.
A criança tem um jeito próprio de
encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e
educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria
criança que está passando por determinada vivência.
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia a dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia a dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Buscando compreender melhor o
mundo infantil e a aceitação da criança nessa experiência, sugere-se algumas
dicas de como proceder no mundo infantil:
• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o
ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da
criança;
• No período em que a criança estiver no Maternal,
passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar
passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada
formalmente.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as
crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham
lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura
com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a
criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a
alfabetização.
• Observar bem os seus alunos,
podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para
corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que
a criança tenha consciência do erro.
Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
Disponível
em:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/a-atuacao-professor-educacao-infantil.htm
Por Elen
Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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