INÍCIO DAS AULAS
Como começar o ano letivo? Como fazer Dinâmicas
de Grupo para Primeiro dia de Aula. O 1º dia de aula é dia de
entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação
para que todos possam se conhecer e assim dar início ao relacionamento entre os alunos. A seguir daremos algumas
dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia
de aula e como deve ser a apresentação dos alunos no início do ano letivo de
acordo com o a idade e nível escolar.
Primeiramente o professor deve fazer uma
apresentação pessoal, dependendo da turma a apresentação deve se adaptar a idade dos alunos, por exemplo, um professor de
ensino fundamental deve se apresentar de uma maneira lúdica, informando seu
nome, dizendo o que gosta de fazer, criar uma atmosfera que envolva as crianças
e assim crie uma primeira impressão positiva, já para alunos da 5º a 8º série a
apresentação do professor deve ser mais formal, uma apresentação pessoal
explicando a matéria bem como o plano de ensino do semestre.
A apresentação dos alunos para o primeiro dia
de aula também deve seguir o bom senso de adaptar as atividades de acordo com a
idade e escolaridade. Apresentação lúdica para ensino fundamental da 1º a 4º,
uma apresentação mais formal para o ensino médio e uma apresentação mais
informal para alunos do ensino superior onde pode ser abordados temas como você
trabalha? qual a área? Por que escolheu esse curso, quais suas ambições
profissionais, etc.
COMBINADOS DA TURMA
Discutir
atitudes para um bom convívio da turma e registrar na lousa. Apresentar os
cartazes sobre as regras de um bom convívio. Cada criança receberá uma
atividade com as regras para pintar e colar no caderno. Sempre que for
necessário retomar os combinados.
Alguns questionamentos que podem ser feitos:
Alguns questionamentos que podem ser feitos:
- Como vocês gostariam de encontrar a classe?
- Existe alguma coisa que os colegas poderiam fazer para manter a sala limpa? O que?
- Como deve ser o nosso comportamento em sala de aula? Com os colegas, com a professora, diretora e funcionários?
- E quanto a fila na escola como podemos nos comportar?
- E no banheiro? O que você me diz?
(OBS.:
Aproveitar o momento para tratar sobre hábitos de higiene – uso do banheiro,
escovação, cabelos presos e limpos, lavar as mãos; Também falar sobre o cuidado
com os materiais, bolsa estojo, lápis de cor borracha; falar também sobre
lanche e sobre os brinquedos. E aproveitar para fazer combinados: como eles
devem se organizar na fila para cantar o Hino Nacional, como devem entrar e
sair da escola entre outras maneiras de organização e disciplina na escola).
SUGESTÕES PARA A
PRIMEIRA SEMANA
1º dia
- Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos (Dinâmica de apresentação)
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc.
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
- Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos (Dinâmica de apresentação)
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc.
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
O
acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a brincadeiras faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a brincadeiras faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
2º dia
- Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.
- Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.
3º dia
- Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o
decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você é esperto
Todos vão querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você é esperto
Todos vão querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia
- Reforçar aulas anteriores.
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais - registrar/desenhar.
- Eu e minha família - montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana,
- o nariz um garfo,
- um olho é um coco,
- o outro um botão,
- o pescoço uma escada,
- a barriga um travesseiro,
- um braço um guarda chuva,
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado,
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
5º dia
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais - registrar/desenhar.
- Eu e minha família - montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana,
- o nariz um garfo,
- um olho é um coco,
- o outro um botão,
- o pescoço uma escada,
- a barriga um travesseiro,
- um braço um guarda chuva,
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado,
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
5º dia
- Retomando aulas anteriores.
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
Era uma vez uma floresta onde todos os animais
viviam em paz.
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr, fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu. Eu apenas estou fazendo aminha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr, fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu. Eu apenas estou fazendo aminha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA
O objetivo dessa dinâmica de
apresentação para o 1º dia de aula é promover a relação interpessoal, autoconfiança
e conhecimento um dos outros para criar um relacionamento de amizade e
confiança entre professores e alunos. Essa dinâmica para o primeiro dia
de aula pode ser aplicada tanto com alunos como com professores, na
verdade, nossa sugestão é que o professor comece a dinâmica respondendo as
perguntas e depois passe para os alunos a tarefa. Atividades de apresentação
para o primeiro dia de aula, apresentação para começo do ano letivo de
professores e alunos.
DINÂMICA: TUDO SOBRE MIM
Para realizar essa
dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir
todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste
do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário
abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante
receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes
terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada
um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável
e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante
tem um bom auto conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
AS VOGAIS - DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO EM SALA DE
AULA COM ALUNOS
Em sala de aula, reúna
todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo
de apresentação.
Materiais: Criar uma
Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Com o grupo em círculo, com uma distância um do
outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o
nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais
pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao
centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora
com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se
apresentar.
DINÂMICA: O
COMPRIMENTO
O objetivo dessa
dinâmica para o ensino fundamental é desenvolver a noção de
estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação
às medidas-padrão.
Tempo: 01 aula. Grupo: crianças
a partir de cinco anos.
Local: sala de aula ou uma sala
grande.
Material: Esta é uma brincadeira
que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta,
uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma
trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a
brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um
objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma
caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os
objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a
lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a
realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas
borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da
mesa?
E a largura?
Como seriam os resultados se, em
vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as
medidas?
DINÂMICA - Eu sou... E
você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se
todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a
roda irá girar.
O educador inicia a atividade se
apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você,
quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu
sou Lívia, e você quem é"?
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a
roda girar.
DINÂMICA - Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e
pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou
eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É
importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a
auto estima.
DINÂMICA - Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de
forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma
única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma
aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de
seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e
orientar para que os participantes conversem.
DINÂMICA - Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar
começa com uma frase.
Exemplo: "Durante minhas férias irei
para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei
um passeio de barco". O seguinte dirá: "Quando estiver
no barco, irei...”.
DINÂMICA – Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo
o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome
de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e
sentar-se de novo.
O JOGO DAS SAUDAÇÕES
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a
cordialidade e espontaneidade;
Atividade
inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças
novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.
Como Jogar:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço.
Como Jogar:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço.
- Avise que você vai dar um sinal (palma ou apito)
e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e
acenar com um “tchauzinho”.
-Quem não conseguir um par para fazer isto irá
sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça.
- A brincadeira recomeça.
- Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém
fica de fora, neste jogo.
- Agora, regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão
parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um
olhar e perguntar os seus nomes.
- Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três
pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro
pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.
ME APRESENTO:
MATERIAL: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares, boné, camisa, lenços, etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
Deverão ser oferecidos os objetos, para que eles
possam criar um visual para se apresentar.
ALÔ, ALÔ!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar”.
## É importante que cada um fale o seu nome, pois
este simples exercício trabalha a auto-estima.
ABRAÇANDO AMIGOS
** Formar uma grande roda.
** Colocar uma música agradável.
** Atenção à ordem dada para executá-la
atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar
em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um",
"abraço de todos”. - É importante que o educador esteja atento para que
todos participem.
DINÂMICA: Quebra-gelo:
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta
permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo.
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve
escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que
expresse suas expectativas sobre o novo ano. Na medida em que acabam de
escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem.
Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo
com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.
Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana.
GARRAFA DOS ELOGIOS
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de
refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O Professor coloca a
garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela
parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de
boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa
terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim
sucessivamente.
GRANDE ABRAÇO
Coloque uma música de fundo e peça para que
os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e
após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas.
Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de
quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda
a turma.
DINAMICA DE GRUPO: O PIRULITO
As crianças de frente umas as
outras ganharão um pirulito cada uma. Ao primeiro comando elas devem seguir as
seguintes orientações:
• Esticar o braço contrário que se está segurando o pirulito,
• Agora, vamos pular;
• Esticar a perna esquerda;
• Mostrar a língua;
• Fazer careta;
• Esticar o braço do pirulito e chupar o pirulito sem dobrar o braço.
Vamos ver quem descobre o segredo desta brincadeira?
• Esticar o braço contrário que se está segurando o pirulito,
• Agora, vamos pular;
• Esticar a perna esquerda;
• Mostrar a língua;
• Fazer careta;
• Esticar o braço do pirulito e chupar o pirulito sem dobrar o braço.
Vamos ver quem descobre o segredo desta brincadeira?
PENSAMENTO:
"Brincar com crianças não é perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los
sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação do homem." (Carlos Drummond de
Andrade)
"A alegria não chega apenas no encontro do
achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode
dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire, volta às aulas 2014)
"A suprema arte do professor é despertar a
alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada
estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos
pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que
aprenderam com seus mestres." (Pensamento
de Albert Einstein, um incentivo para o primeiro dia de aula de 2014)
"Uma vez que a criança aprenda a aprender,
nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem
contagiosa para que contagie outros." (Marva
Collins, educadora americana)
Definitivamente seu trabalho é maravilhoso! Criativo, elaborado, pertinente. Vou pedir permissão para adapta-lo para minha turma. Simplesmente amei! Gratidão pela generosidade de compartilhar.
ResponderExcluirGratidão! Sucesso em seu trabalho!
ResponderExcluir