Conheça formas eficazes de manter a harmonia em Sala de Aula
Aqui vão as dicas da Psicóloga Daniela
Alonso, de São Paulo, para a Revista "Guia Prático para Professoras de
Educação Infantil" de setembro de 2005.
Como fazer para crianças de 3 a 6 anos
pararem quietas e prestarem atenção?
Não existe uma fórmula pronta pra
manter a turma de maternal, jardim ou Pré Escolar interessada na aula. Isto
depende de vários fatores e um deles é simples: as crianças podem não estar
maduras o suficiente para a disciplina exigida.
Nesta faixa etária, o comportamento e
as noções de ética e moral encontram-se em processo de construção. Uma das
funções da professora é justamente colaborar com essa construção.
LIMITES SEM SOFRIMENTO
Colocar limites, porém, nem sempre é
fácil. A tentação de ficar irritada e começar a gritar pode ser grande.
1) - Acima de tudo seja coerente: Não
confunda as crianças com graus de aceitação diferentes perante um determinado
comportamento. Se subir na cadeira for uma proibição sua, esta deve ser sempre
uma proibição. Se você deixar num dia e não deixar no outro, as crianças
tentarão tirar proveito dessa brecha. "Apenas alunos com hiperatividade ou
alguma deficiência devem receber, eventualmente, um tratamento diferenciado. E
isso os colegas de classe conseguem entender", observa Daniela.
2) - Altere a voz e a expressão, mas
não grite: Quando fizer uma censura, altere a voz para marcar a emoção, mas não
se mostre muito irritada, pois pode parecer que você não se sente capaz de
controlá-los. Em caso de balbúrdia geral, adote códigos de silêncio:
- Bata palma 3 vezes;
- Apague a luz;
- Comece a cantar;
- Pare tudo e sente-se.
3) - Combine as regras de antemão:
Essa atitude impede que você tenha de explicar a razão de uma regra no momento
em que ela é quebrada. E a melhor forma de chegar às regras que valerão a todos
é a chamada assembléia. "Promova uma assembléia: Em roda, estimule-os a
expressar o que consideram certo e errado. Fale você também. Os motivos das
regras devem ser discutidos nessa hora. Assim, no momento de chamar a atenção
de um aluno, diga "Lembra que isso é errado?", partindo do princípio
de que a justificativa já foi dada."
4) - Não peça para a criança refletir:
Se tiver de refletir quando faz algo errado, a criança pode acabar relacionando
a reflexão a algo negativo. Como a reflexão é essencial no aprendizado e na
vida em geral, evite ligá-la a situações de repreensão.
5) - Adote a cooperação: A cooperação
pode ser um santo remédio para maus comportamentos. Peça para os alunos
arrumarem a classe com você ou para participar do "conserto" de algo
que fez: se machuca um colega, pode ajudar no curativo.
6) - Expressão dos sentimentos: Dizer
"Não gostei" ou "Isso me ofende" é muito válido, pois, na
vida em sociedade, sempre teremos de lidar com os limites das outras pessoas.
Se você se expressa, mostra ao aluno que tem sentimentos a ser respeitados.
7) - Dê exemplos positivos: Não basta
dizer que a atitude está errada. Especifique com o aluno como poderia ter sido
diferente.
IMPORTANTE!
- A autoridade da classe é a
professora: seja firme!
- Se a turma inteira estiver
desinteressada, questione-se sobre a atividade. Ela pode não ser adequada.
- Só comunique os pais se o aluno
apresentar especial dificuldade com regras.
-Lembre-se: crianças de até 6 anos não
têm disposição para ouvir sermões. Faça observações curtas e diretas, como
"Isso não pode" e "Pare com isso".
Fonte: http://pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com.br/2011/04/dialetica-entre-afetividade-e-cognicao.html
Blog Educação Infantil. Espaço para Brincar e Aprender. Priscila Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário